Saiba por que o problema de comunicação pode não ser o som das Igrejas

Entre os diversos problemas de comunicação que já ocorreram ou estão acontecendo neste momento muitos foram associados ao som das Igrejas?

É bem provável que isso seja uma realidade bem frequente. Reclamações sobre o som durante a missa/culto são muito mais comuns e recorrentes do que pensamos.

Porém, o que poucos sabem é que nem sempre a causa destes problemas seja realmente o som e sim a acústica do ambiente. Afinal, ela é a grande responsável pela compreensão da palavra dita ou cantada dentro da igreja.

Acompanhe este conteúdo e entenda como identificar corretamente os tipos de problemas de comunicação que podem estar presentes em sua igreja. A partir disso, saiba como buscar a solução correta.

Está além a solução do som das Igrejas

Antes de verificar a qualidade e a manutenção dos equipamentos, é preciso avaliar a estrutura de sua igreja e identificar se a mesma está projetada corretamente para as atividades que são desempenhadas dentro do templo religioso.

É importante que a sua igreja conte com o auxílio de um profissional técnico conhecido pelas lideranças de sua comunidade. Desse modo, o encontrem com facilidade quando situações de emergência surgirem. 

O profissional irá orientar da melhor forma e com informações precisas, onde se encontra a origem dos problemas de comunicação na sua igreja. Que muitas vezes, pode não estar no som. 

Contar com um bom isolamento e forro acústico, revestimentos adequados, são itens essenciais que comportam o conjunto de equipamentos, materiais e estrutura responsáveis por uma eficaz acústica dentro de sua igreja. 

Evite formar conclusões precipitadas a partir daquilo que se vê. Existem outras possibilidades e situações que possam estar por trás dos problemas de comunicação.

Fazer uma correta avaliação dos problemas apresentados irá permitir que se conheça melhor o espaço atual de sua igreja e como utilizar os recursos a seu favor, realizando as intervenções que forem necessárias. 

Aprenda dicas para administrar seu tempo entre as atividades pastorais e sua vida pessoal. CLIQUE AQUI!

O problema de comunicação na Igreja tem solução 

O mais importante dentro deste contexto é a conscientização de que há solução para os problemas de comunicação na sua igreja.

Assim como dentro de uma agência existem diversos processos e estratégias para alcançar o público alvo de uma maneira clara, atrativa e eficaz, o mesmo acontece com o som das Igrejas.

O ato de testemunhar é comunicar com a própria vivência a mensagem do Evangelho. Mas para realizar este anúncio é possível contar com diferentes recursos que facilitam a compreensão da mensagem e o relacionamento com aqueles que são alcançados.

Zelar pelo bom desempenho acústico de sua comunidade é zelar para que todos se sintam acolhidos, confortáveis e se preocupem apenas com a experiência vivida dentro da casa de Deus, deixando do lado de fora as preocupações e problemas, sem distrações. 

Assim como é importante preparar aqueles que estarão à frente da missão de realizar este anúncio, é fundamental que haja também o cuidado e a atenção com os aspectos técnicos e funcionais deste serviço.

Não tenha receio de testar novas tecnologias, experimentar novas soluções ou até mesmo realizar uma reforma em sua igreja se isso for necessário. 

Conte com o apoio e incentivo dos fiéis de sua comunidade, que ao apresentarem suas reclamações estão como você, em busca da melhor solução para o problema e certamente estarão dispostos também a colaborar com a transformação deste espaço.

Há solução para o problema de comunicação em sua igreja, você só precisa descobrir qual irá atender melhor às suas necessidades. E não se preocupe, estamos aqui para te auxiliar a encontrar estas respostas!

Esse conteúdo foi útil? Que tal compartilhar com aquele amigo que ainda pensa que o som é o grande vilão nos problemas de comunicação na sua igreja?