Qual a importância do som na comunicação?

Qual a importância do som na comunicação?

  • 09 de Dezembro de 2020

Imaginar o nosso cotidiano sem a beleza da diversidade de sons que nos cercam é ter em mente um cenário muito mais triste e frio, quase sem vida. É fácil perceber a importância do som em nosso dia a dia.

Capaz de despertar emoções e memórias, além de facilitar a nossa comunicação, o som nos ajuda a nos relacionarmos de maneira mais clara e compreensiva.

Para aqueles que recebem a missão de anunciar a Palavra de Deus, a importância do som ganha um destaque ainda maior. Uma vez que sem a devida qualidade, o conteúdo da mensagem pode ficar comprometido. 

É o som também, principalmente quando manifestado por meio de músicas, o grande aliado de pregadores e líderes religiosos. Afinal, ele ajuda a abrir os corações, torna as pessoas mais sensíveis e disponíveis àquilo que está sendo dito. 

 

O som nas missas e cultos

Para que fique mais claro a importância do som como instrumento de evangelização, imaginemos a seguinte situação.

Início da Santa Missa ou culto, os servos do ministério de música já ensaiaram, checaram todos os equipamentos, porém, na hora de iniciar a celebração vem aquele barulho agudo, provocado pela microfonia.

Não precisa de muitas coisas, para imaginar o incômodo que isso gera nas pessoas não é mesmo?

E não apenas o incômodo em si, mas a dispersão, irritabilidade, que comprometem a experiência de cada pessoa presente no ambiente.

Quando isso acontece durante a homília ou pregação dos pastores e os fiéis até percebem que algo está sendo dito, mas não têm a compreensão daquilo que está sendo falado, isso é muito mais preocupante.

Porque se a Palavra de Deus não está sendo transmitida de maneira clara e o seu conteúdo chega de maneira distorcida, a evangelização não atinge o seu propósito e pode afastar as pessoas ao invés de atraí-las.

 

Origem do som

O som em sua definição, “é uma onda capaz de propagar-se pelo ar e por outros meios a partir da vibração de suas moléculas”

O ouvido humano pode perceber sons apenas dentro de um intervalo de frequências, que vai de, no mínimo, 20 Hz até o máximo de 20.000 Hz. 

Durante muito tempo, acreditou-se que o primeiro registro sonoro da história havia sido feito por Thomas Edison e seu fonógrafo, aparelho este onde o som era registrado por meio de uma agulha que riscava um cilindro de cera.

Mas, na verdade, uma recente reportagem apontou que 17 anos antes da invenção de Thomas Edison, o inventor francês Édouard-Léon Scott de Martinville realizou o primeiro registro sonoro durante uma experiência que tinha outro objetivo.

Sua intenção era captar as ondas sonoras por meio de imagens para que depois pudesse transcrevê-las. 

Atualmente, graças aos recursos da tecnologia é possível aproveitar o som com uma ótima qualidade, tendo muitas vezes o som do cinema, por exemplo, em sua casa. 

 

As consequências de um som sem qualidade

Podemos falar de diversos aspectos negativos e consequências que um som sem qualidade pode acarretar, mas, aqui, vamos nos deter na missão desenvolvida dentro das Igrejas.

Dentro dos templos religiosos, contar com um som de qualidade não é apenas um cuidado para que os leigos possam viver uma boa experiência, mas, sim, uma questão de compromisso com a evangelização.

A importância do som está intrinsecamente associada a evangelização, porque o som será o principal meio para comunicar a Palavra de Deus.

Quando este anuncio não ocorre de maneira clara, compreensível para todos, as igrejas passam a enfrentar dificuldades de comunicação, desconforto dos leigos e evasão de público que tende a se irritar com os problemas recorrentes.

Contudo, uma vez que se compreende a importância do som é possível buscar por alternativas e cuidados para acabar de vez com as reclamações de som de sua igreja

Com a devida prevenção e cuidado na manutenção dos equipamentos, além de contar sempre com o suporte e supervisão de um profissional especializado é possível tornar cada vez melhor o desempenho dos equipamentos de som de sua igreja.

 

Material técnico

Atendemos em todo o Brasil

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed eius mod tempor
incididunt ut labore et dolore magna aliqua.

Fale Conosco

Vamos conversar
sobre seu projeto?

Está buscando ajuda para seu projeto?

(19) 3028-0696
Clientes Liberty Engenharia

A Opinião de Nossos Clientes