Qual a diferença entre som e acústica?

Qual a diferença entre som e acústica?

  • 16 de Dezembro de 2020

Sabe aquela experiência em que você está em um show e até consegue ouvir bem os instrumentos, mas não compreende o que os músicos cantam? Esse seria um problema com o som ou com a acústica? Você saberia dizer?

É muito comum as pessoas confundirem problemas relacionados à acústica, com algo do som.

Com frequência descobre-se que as suspeitas estavam equivocadas e, muitas vezes, há o risco de buscar a solução errada para o problema.

Para te ajudar a não cometer mais esses erros, preparamos este artigo que pode te ajudar. Afinal, entender a diferença entre som e acústica é muito importante. Acompanhe!

Afinal, o problema está no som ou na acústica?

Para compreender a origem do problema, precisamos partir da definição do que é som e acústica.

Podemos dizer que vivemos cercados por diversos sons: temos o som dos pássaros pela manhã, do trânsito agitado das cidades, da música, de pessoas conversando. 

Esses são os sons que escutamos e que fazem parte do nosso cotidiano de diversas formas. Eles são muito importantes para a nossa comunicação pois, por meio deles, podemos identificar uma situação de perigo ou alerta, quando escutamos uma sirene, por exemplo.

Além disso, o som serve para celebrarmos, manifestarmos a nossa alegria, por meio de músicas, shows e concertos. Ou ainda, para nos direcionar em relação a nossa saúde, como os bips instalados nos hospitais e pronto-socorros. .

Contudo, nem todos os sons são positivos ou geram em nós a sensação de bem estar. Podendo, inclusive, gerar em nós problemas que afetam a nossa saúde, como irritabilidade e stress, com os ruídos provocados pela mistura de sons em grandes cidades e metrópoles.

Em contrapartida, podemos dizer que a acústica trata-se da ciência do som. Ela será a responsável por avaliar a produção, controle e transmissão dos efeitos do som.

É a acústica do ambiente que vai definir se o espaço tem inteligibilidade o suficiente para que as pessoas possam compreender aquilo que é falado ou cantado. 

Lembra-se daquela experiência que citamos no início do texto? É muito comum que o público pense que o problema esteja nos equipamentos, algo relacionado à técnica, quando na verdade a acústica do ambiente pode ser a vilã se essa não tiver sido projetada corretamente.

Por que é importante saber esta diferença?

Saber a diferença entre som e acústica é fundamental para que você busque a solução correta para o seu problema. É importante também para saber esclarecer para o profissional técnico as dificuldades que você está tendo com o seu ambiente.

Quando um espaço é projetado sem considerar as necessidades acústicas e as atividades que serão executadas ali, corre-se o risco de fazer uma projeção falha.

Pode acontecer de cumprir com as necessidades estéticas, estar visualmente bonito, aconchegante, porém não cumprir com a sua verdadeira função. Como no caso das igrejas, que é comunicar a Palavra de Deus. 

Um bom projeto acústico irá considerar em seus estudos o tempo de reverberação dentro de um espaço, qual o nível de interferência de sons externos e como reduzir esses impactos, além de controlar a emissão sonora interna, isolando para que não interfira no exterior.

Todas essas medidas e soluções irão impactar diretamente na viabilidade do som que é transmitido dentro de um ambiente. Por isso, não adianta ter equipamentos de última geração se estes não contam com uma boa acústica. 

Se você não aguenta mais receber reclamações durante o culto e descobriu que estava até agora buscando as soluções erradas para os problemas de som de sua igreja, fique tranquilo!

Entre em contato conosco e agende uma avaliação técnica. Ficaremos felizes em te ajudar a encontrar a melhor solução para a sua realidade.

Material técnico

Atendemos em todo o Brasil

A Liberty Engenharia não tem fronteiras.
Não importa a distância faça um contato com nossa equipe.

Fale Conosco

Vamos conversar
sobre seu projeto?

Está buscando ajuda para seu projeto?

(19) 3028-0696
Clientes Liberty Engenharia

A Opinião de Nossos Clientes